Goiabada com queijo é uma das combinações mais populares do nosso país. Mas há muitas harmonizações possíveis entre queijos e doces que podem compor o cardápio de Natal.
A combinação, além de deliciosa, também pode ser benéfica à saúde, já que o elevado teor de proteínas do queijo ajuda a tornar mais lenta a ingestão da glicose ou frutose das guloseimas. Mas antes de toda essa informação, os franceses já tinham por hábito consumir o alimento entre o prato principal e a sobremesa e estão entre os povos com menor índice de obesidade e diabetes do tipo II.
+ 7 harmonizações de comidas doces e salgadas com whisky
+ Os 5 principais queijos gourmet que você precisa conhecer!
+ Vinho e chocolate: aprenda 5 dicas definitivas para harmonizar os dois
Para quem não sabe, há dois tipos de harmonizações possíveis: por semelhança ou contraste. Os queijos maturados, que têm um sabor mais presente de sal, como o azul ou o parmesão, ficam deliciosos com doces bem açucarados.
O contraste entre o doce e o salgado tem um resultado surpreendente. Já os queijos frescos, que são mais delicados e menos salgados, alguns com mais acidez, ficam ótimos com doces à base de frutas. A acidez da fruta se equilibra com o sabor lácteo do queijo. Esta harmonização ressalta o sabor natural e delicado da goiaba. É a harmonização por semelhança. Confira a seguir algumas sugestões de harmonizações:
Doce de leite cremoso com queijo parmesão:
O parmesão é um queijo de origem italiana, com consistência dura, sabor picante e textura granular. O sabor picante e bem salgadinho do queijo parmesão faz uma harmonização por contraste perfeita com o doce de leite tradicional. A sugestão é servir uma tábua com o parmesão já fracionado e um pote de doce de leite.
Goiabada cremosa com requeijão:
O requeijão cremoso é delicioso e pode ser consumido de diversas formas no dia a dia, quando acompanhado com torradas, pães e lanches. Por ter consistência cremosa, ele consegue deixar as receitas com doces ainda mais saborosas e reconfortantes.
As notas lácteas combinam e ressaltam o sabor da goiabada cremosa, reproduzindo o famoso Romeu e Julieta. Se quiser um lanche ou sobremesa com ainda menos calorias, escolha o requeijão na sua versão Light, que pode ser encontrado com 33% de redução de gordura. Aceita uma dica? Misture uma colher e meia de sopa de requeijão cremoso para cada colher de sopa de goiabada cremosa.
Mel com o queijo azul:
O queijo azul é um alimento muito cremoso, com sabor intenso e picante. No mundo dos vinhos, a harmonização mais clássica é feita com essa opção junto ao vinho do Porto, que é bem doce. Esta harmonização por contraste pode ser reproduzida em um canapé com uma fatia de queijo azul regada por mel orgânico. Rende uma entrada surpreendente ou até mesmo uma sobremesa.
Quer outra ideia? Cubra com queijo azul em pedacinhos uma simples salada crua, com alface, rúcula, radicchio ou outras verduras frescas e regue com molho feito com aceto balsâmico e mel (em proporções iguais).
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br
Quer ver mais notícias como essa? Confira em nossas matérias:
+ Aprenda a combinar vinhos e carnes para torcer pelo Brasil
+ Vinho vulcânico: descubra o diferencial de uvas cultivadas perto de vulcões
+ Precisa ter taças diferentes para vinhos tinto e branco? Descubra!